Deu no Correio Braziliense:

Torcida flamenguista aumentou após título, diz pesquisa

GazetaEsportiva.Net

Publicação: 03/01/2010 18:42

Passar 17 anos sem conquistar um Campeonato Brasileiro não fez o Flamengo perder o posto de dono da maior torcida do país. Ganhar o pentacampeonato em 2009, no entanto, já causou um aumento da massa rubro-negra. De acordo com pesquisa feita pelo Datafolha, o clube carioca tem 2% mais de torcedores do que em relação à última medição feita.

A pesquisa foi promovida dias depois da confirmação do título brasileiro do Flamengo. Segundo os dados colhidos, 19% dos brasileiros com mais de 16 anos são flamenguistas. De acordo com o último levantamento, feito em novembro de 2008, tal índice era menor: 17%. O trabalho do técnico Andrade e do elenco fez aumentar o número de seguidores.

O Flamengo continua dono da maior torcida do Brasil por conta de seu alto índice de popularidade em todo o país. Na regiões Norte e Centro-oeste, por exemplo, tem cerca de 30% do número total de torcedores. No Nordeste, o número é um pouco menor, mais ainda assim significativo: 25% da torcida. Entre os jovens, o predomínio é alto: 23% das pessoas entre 16 e 24 anos são flamenguistas.

O Corinthians segue como segundo time de torcida mais populosa, com 13%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2% para mais ou menos, os rubro-negros têm maioria garantida, segundo os dados colhidos. A terceira colocação fica com o São Paulo, com 8%, seguido pelo Palmeiras, com 7%. O Vasco é o quinto, com 5%. No restante dos cariocas, o Botafogo é o 11° (2%) e o Fluminense, 12° (1%).” [grifo meu]

***

Por mais que eu queira ufanar-me com o crescimento da torcida do Mengão, não dá pra deixar de observar que a mesma matéria que diz que a margem de erro da pesquisa Datafolha é de 2% me diz que a torcida do Flamengo cresceu 2%.

Tomara que até a Copa alguém resolva ensinar estatística às redações dos jornais (ou pelo menos ao pessoal da Gazeta Esportiva (fonte da matéria), que deve ter andado gazeteando a escola, isto sim).