Tudo pelo “enforcement”

Quando a Polícia Federal estava atrás de Dantas, Tio Rei escreveu o seguinte:

Polícia do estado, polícia do governo e estado policial

sexta-feira, 20 de junho de 2008 | 16:51

Só há uma coisa que prospera no país mais do que petróleo na camada do pré-sal: grandes operações da Polícia Federal. Não somei, mas nossas reservas de óleo já devem andar pela casa de uns 300 bilhões de barris… Assim como as operações da PF também se contam às dezenas. Quantas pessoas já foram presas, algemadas, com o estardalhaço característico, e quantas continuam presas? O primeiro número, não sei. O segundo, sei: nenhuma. Cada nova operação vai, digamos assim, repondo os detidos da operação anterior, que a Justiça manda soltar. E manda só porque é leniente e porque as leis, no país, protegem o corrupto? É o caso de analisar. Mas existe uma boa chance de haver abuso de poder nisso tudo.”

Alguns dias depois voltou ao tema, com mais, er, ênfase:

TARADOS PELO ESTADO POLICIAL

sexta-feira, 11 de julho de 2008 | 6:45

“O fascismo começa caçando tarados”. A frase é do cineasta italiano Bernardo Bertolucci. Estaria querendo dizer com isso que devemos deixar os tarados livres para agir? Não! Está chamando atenção para o fato de que não se pode usar a caça aos tarados como justificativa para impor um regime de terror. Aliás, a frase tem especial validade hoje em dia, quando, sob o pretexto de prender pedófilos, há quem advogue, sem qualquer cerimônia, o fim da privacidade na Internet. O Brasil vive um momento muito delicado. Muito mais do que parece.”

Hoje ele diz o seguinte:

Pensem no que costumo chamar de “petização” da sociedade. Não há um “lugar” onde esse troço é decidido. Muito mais importante e grave do que isso é a interiorização de valores, pelas instituições, que servem exclusivamente a um partido. Ou a partidarização de entes do estado. E isso está em curso, sim, não é de agora.

Avaliem a nova avalanche de denúncias. Qual é o único partido que está sendo preservado — ÚNICO??? Sacanagem de que o PT não participe é cabeça de bacalhau. Seria ele mais honesto do que os outros? Ora… E que fique claro: o fato de que os petistas estejam podendo se comportar como São Jorge de bordel não quer dizer que os demais não devam ser investigados. Devem, sim. Mas que papel desempenha a Polícia Federal de Tarso Genro na investigação e, sobretudo, no vazamento de dados? Será o partido do Mensalão — e falarei mais dele em outro post — realmente mais honesto e decente do que os outros???

É o uso criativo da regra segundo a qual ninguém é culpado até prova em contrário.   É inocente?  Produzam-se provas!

About these ads