E por falar em imperialismo…do site África 21:

Uma delegação angolana, integrada por governantes e técnicos de distintas áreas, prepara a participação de Angola na IV reunião ministerial do Fórum de Cooperação Sino-Africano (Fofac) a ter lugar de 08 a 09 do presente mês em Sharl el Sheik, no Egipto.

O evento será antecedido pela 7ª reunião de altos funcionários dos ministérios dos Negócios Estrangeiros dos países africanos e da China, que terá lugar entre os dias 06 e 07.

Neste encontro, as delegações dos distintos países africanos e da China irão analisar o cumprimento das decisões saídas da III reunião do fórum, que teve lugar em Beijing, capital deste país asiático, e perspectivar as acções neste domínio para os próximos três anos.

Na IV reunião ministerial do Fórum de Cooperação Sino-Africano, em que se prevê a presença de delegações dos 49 países africanos com quem a China mantém relações, estarão em análise temas como agricultura, segurança alimentar e infra-estruturas.

O IV encontro tem como lema “Aprofundamento da nova parceria estratégica sino-africana do tipo novo para promoção do desenvolvimento durável”.

O fórum sino-africano foi criado em 2000, é uma ocasião para que estes estados analisem os caminhos da cooperação mutuamente vantajosa e igualitária, com base na perspectiva das relações Sul-Sul.