17488

É mesmo um irresponsável

No Valor de hoje:

“Não darei as costas ao país”, diz Uribe sobre 3º mandato

Para muitos colombianos, o sucesso nos fronts econômico e de segurança fazem do presidente [Uribe] um redentor do país.

Mas agora ele está diante do que descreve como “uma encruzilhada da alma” enquanto avalia se concorre a um terceiro mandato em 2010. Isso envolveria uma segunda mudança da Constituição, o que preocupa até mesmo alguns de seus mais próximos aliados no país e no exterior, incluindo seus amigos em Washington.

Se decidir concorrer, Uribe – dono de níveis altíssimos de aprovação – certamente será reeleito para um terceiro mandato. Mas corre o risco de se transformar em apenas mais um caudilho latino-americano, com um histórico questionável na área dos direitos humanos.

(…)

Quando perguntado por que ele poderia querer continuar na Presidência se isso poria em risco seu legado, Uribe se levanta bruscamente da cadeira: “Essa não é a pergunta”, diz ele, andando pela sala. “Eu sou de uma geração que não conheceu um único dia de paz. Minha prioridade é a continuidade dinâmica das [minhas] políticas.”

Então o presidente tem um plano de sucessão? Uribe se inclina sobre a mesa de mogno. “É claro … eu quero encontrar a réplica de Thomas Jefferson.”