primeirospassosnaciencia

Primeiros Passos na Ciência, Edições Melhoramentos

Devo dizer que, ainda antes do Julio Verne, meu pai me comprava uns livretos interessantes _ uma coleção voltada para crianças, chamada “Primeiros Passos na Ciência”, da Edições Melhoramentos.

Como vêem na foto, ainda tenho a coleção, que espero repassar aos meus filhos.  São 10 volumes:

  • Estrêlas e Planêtas
  • Átomos
  • Luz
  • Gravidade
  • Magnetismo
  • Eletricidade
  • Som
  • Galáxias
  • Radioatividade
  • Moléculas

Ou seja, tudo que seu pequeno nerd precisa saber para ser um ovo-nerd.

Essa imagem aqui suscitou meu primeiro empreendimento científico:

magnetismoterrestre

Passei uma manhã cavando a areia de Copacabana para ver se achava este imã.  🙂

A coleção original é de 1964, editada por Longman, Green & Co. Limited, London, e foi publicada no Brasil em 1968 pela Melhoramentos.  Assim, devo ter lido isso aí bem novinho, com uns 5-6 anos.

A editora original “quase” não tem história:  foi fundada em 1754, quase totalmente destruída na blitz alemã da II Guerra em 1940, e em 1968 incorporada pela Pearson, onde hoje é um selo educacional.

Eu desconfio que esse “G. Stephenson” é este aqui, mas não tenho certeza.  Ele tem idade pra isso, tem livros publicados pela Longman (incluindo o hit “Mathematical Methods for Science Students”), e é inglês…acho uma boa aposta.

Já a Melhoramentos, pelo visto, virou um conglomerado, agrupando editora, livraria, fabricação de papel, empreendimentos florestais etc.  E tudo começou com o Coronel Rodovalho, quem diria.

Apesar disso, o site da editora está “em desenvolvimento”…mau sinal.

Será que existem coleções similares para crianças hoje?  Devem existir, mas desconheço.

