RAblogueirodealuguel

Blogueiros anaeróbicos, cuidado!

E depois tem gente que fica brava com as regras publicitárias que a Anvisa quer fazer valer.  Deu no Valor:

EUA endurecem regras para celebridade e blog

Anunciantes e as celebridades que endossam seus produtos serão responsabilizados por quaisquer declarações falsas feitas sobre eles. A medida é parte de uma ação disciplinar que está sendo tomada pelas autoridades reguladoras dos Estados Unidos sobre uma grande variedade de práticas de marketing enganosas.

As novas regras sobre o uso de testemunhos na propaganda, anunciadas ontem pela Federal Trade Commission (FTC), dizem que qualquer pessoa que endossar um produto, seja ela uma celebridade ou um blogueiro, terá de explicitar a compensação que recebeu das companhias anunciantes. A regra vai afetar desde astros do cinema que ganham produtos em troca de endossos a blogueiros.

(…)

Segundo as novas diretrizes, empresas e personalidades serão responsabilizadas por qualquer falso testemunho sobre um produto. Se um blogueiro receber uma amostra de um creme para pele e afirmar, de maneira desonesta, que ele é capaz de curar eczemas, por exemplo, a companhia e o blogueiro poderão ser processados por propaganda falsa. Frases como “os resultados podem variar de pessoa para pessoa” não livrarão as empresas e os garotos-propaganda da responsabilidade. As companhias terão de fornecer resultados médios obtidos por consumidores típicos. As regras valerão a partir de 1º de dezembro.

A FTC explicitou o que não será permitido, mas não forneceu diretrizes claras sobre como fazer declarações adequadas. Richard Cleland, da divisão de práticas de propaganda da FTC, disse que as violações serão avaliadas caso a caso. “Haverá algumas acomodações dependendo do tipo de mídia envolvida”, disse. “Mas se as informações necessárias não puderem ser dadas, então esse tipo de meio de comunicação pode não ser apropriado para propaganda.”

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