Fecha-se o cerco:

Globo restringe uso de blogs e redes sociais

14 de setembro de 2009

A TV Globo divulgou um comunicado interno em que restringe o uso de blogs e redes sociais pelos seus contratados. A medida atinge artistas, jornalistas e outros profissionais da emissora, segundo o portal Comunique-se. “A divulgação e ou comentários sobre temas/informações direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à Rede Globo; ao mercado de mídia e ao nosso ambiente regulatório, ou qualquer outra informação/conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Rede Globo são vedados, independentemente da plataforma adotada, salvo expressamente autorizada pela empresa”, informa o comunicado.

Segundo o Comunique-se, a emissora também exige autorização prévia para que os contratados possam ter blogs, Twitter e outras redes sociais vinculados a outros veículos de comunicação. A emissora alega que a medida tem o objetivo proteger seus “conteúdos da exploração indevida por terceiros, assim como preservar seus princípios e valores”.

Regras na Folha

O jornal Folha de S.Paulo também criou regras de condutas para seus jornalistas que atuam em blogs ou no Twitter. O comunicado interno pede que os profissionais não se posicionem em favor de um candidato, partido ou campanha, e que não publiquem “furos” em suas páginas da web.