Morris-Albert-Feelings-235553

“Ôu, ôu, ôu, ôu, ôu, feeeee-lings!!!!!!!!!!!!!!!!!”

Deu no Valor:

Cautelosos sobre o futuro, economistas mostram pessimismo em agosto

Valor Online09/09/2009 19:08 Texto: A- A+

SÃO PAULO – A preocupação com os gastos públicos e com a inflação no médio e longo prazo resultou em uma inversão do indicador de percepção dos economistas do país, que passou de otimista a pessimista de julho para agosto.

O chamado Índice de Sentimento dos Especialistas em Economia (ISE) medido pela Fecomercio e pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), caiu 6,8% no período ao passar de 105,4 pontos para 98,2 pontos. Pontuações abaixo de 100 indicam pessimismo e acima desse patamar otimismo.”

***

“Índice de Sentimento dos Especialistas em Economia”?

Esse povo da Fecomercio não tem mais o que fazer não?

***

Diz o site da OEB:

Nota metodológica

O Índice de Sentimento dos Especialistas em Economia (ISE) é computado pela Fecomercio, em parceria com a Ordem dos Economistas do Brasil – OEB – desde junho de 2008. A pesquisa detecta as perspectivas dos economistas em relação às tendências da economia nacional e mundial. Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: percepção presente e expectativas futuras. O ISE varia de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Envolve pesquisa mensal com cerca de 100 economistas renomados de todo País, por meio de metodologia similar àquela utilizada para a apuração do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fecomercio.”

Hummm.  “100 economistas renomados“.  Com que representatividade?  Com que estratificação? São tantas perguntas, tão poucas respostas, que eu não sei qual é meu feeling quanto a isso…

Anúncios