Deu no Valor:

Argentina estatiza futebol pela TV

O governo argentino está prestes a fechar um pacote de ajuda aos clubes de futebol do país, por meio da compra dos direitos de transmissão das partidas pela televisão. O plano busca tirar o futebol argentino de uma profunda crise, que já causou o adiamento do início campeonato local.

Anteontem à noite, a Associação de Futebol da Argentina (Afa) anunciou o rompimento do contrato com a empresa TSC, que detinha os direitos de transmissão dos jogos do campeonato argentino. A TSC é uma sociedade entre a Torneos y Competencias (empresa de eventos esportivos) e o grupo de mídia Clarín, que edita o maior jornal do país.

Segundo a imprensa argentina, o governo de Cristina Kirchner ofereceu ontem US$ 158 milhões por ano pelos direitos de transmissão, o dobro do que a Trisa vinha pagando. O acordo final, válido por dez anos, deve ser anunciado hoje, durante um encontro entre o presidente da Afa, Julio Grondona, e a presidente Cristina.

***

Se a Argentina anda tendo que estatizar até o futebol, é porque a coisa vai mal mesmo.   Só falta botarem o Maradona como Ministro dos Esportes…