Das catacumbas das redações:

05/04/2002 – 18h40

Para FHC, desenho dos “Simpsons” traz visões distorcidas do Brasil

RICARDO MIGNONE

da Folha Online, em Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso não gostou de saber que um desenho animado norte-americano tem um episódio satirizando o Brasil. Segundo o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, FHC não quis comentar um desenho “que traz visões distorcidas sobre a realidade brasileira”.

O desenho da série “Os Simpsons”, veiculado no país pelo SBT e Fox, tem o título de “Blame is on Lisa” (“A culpa é de Lisa”) e mostra os Simpsons indo ao Rio de Janeiro onde Ronaldo, o órfão a quem Lisa envia dinheiro, desapareceu.

Durante a viagem, Homer Simpson, o chefe da família, é sequestrado por um motorista de táxi carioca.

Além disso, a família descobre que o dinheiro enviado foi usado para colocar uma porta no orfanato onde estava Ronaldo para evitar a entrada de macacos. Já Bart, o “pestinha” dos Simpsons, é atacado por macacos em pleno calçadão de Copacabana.

Nem Xuxa escapou da sátira dos norte-americanos. Bart não sai do hotel porque fica vidrado no programa da apresentadora. Xuxa, porém, anima os baixinhos de uma outra maneira, fazendo strip na televisão.

O desenho mostra ainda uma escola de samba, na qual são dadas aulas de lambada e macarena, onde um professor ensina uma nova dança chamada “penetrada”, que segundo o professor, fará “sexo parecer coisa de Igreja”.

O “Blame is on Lisa” só deverá ser exibido no Brasil em outubro.”