Lula dando um recadinho para Hélio Costa?

Lula quer que empresas adotem Vale Cultura para tirar público da frente da TV

Ao assinar na noite desta quinta-feira (23) o projeto de lei do Vale Cultura, que, se aprovado no Congresso, colocará R$ 50 a disposição dos trabalhadores para gastar com o setor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os brasileiros terão incentivo para assistir a filmes, teatro e dança e não mais estarão condenados a ficar em casa diante da televisão, cuja maioria dos programas ele julga ruins.

“A televisão é um misto de coisas boas e de uma maioria de coisas ruins”, disse Lula em discurso a artistas, intelectuais e profissionais do ramo cultural em São Paulo. “O objetivo da lei é garantir que o povo mais pobre que trabalha possa ter uma contribuição, que não é doação de empresário, porque vai ter isenção de Imposto de Renda. Se o companheiro não tem opção de divertimento, vai ficar em casa vendo televisão, pulando de canal em canal. Com o Vale ele pode fazer mais.“”

Vejam o resto da matéria no UOL.

***

Ainda assim tenho muuuuitas dúvidas quanto a esse Vale-Cultura.  Embora eu reconheça que a princípio ele pareça melhor do que o financiamento direto aos produtores de cultura, como se faz nas leis de incentivo.  O problema aqui é óbvio _ o vale cultura deixa a descoberto a questão dos “bens de mérito”, se é que alguém ainda acredita nisso.