isstracker

Aos maníacos por astronáutica, faço saber que a NASA mantém um site onde é possível trackear a órbita da Estação Espacial Internacional.  Com um pouco de sorte, portanto, você pode ser capaz de vê-la passar de sua própria casa.  Se tiver um bom binóculo ou telescópio você possivelmente poderá ver a estrutura.

Modo de usar: obviamente, se for de dia ou de madrugada você não vai conseguir ver nada, porque a Estação emite pouca luz própria _ só é possível vê-la refletida pela luz do Sol.  Portanto, você terá que descobrir se ela passará sobre o lugar onde você está ao amanhecer ou anoitecer.

No screenshot que eu capturei, por exemplo, o meio-dia está sobre a Espanha e África Ocidental, e a Estação está sobre o Pacífico (é mostrada pelo círculo vermelho nos dois lados da imagem).

Portanto, neste exato momento ninguém consegue vê-la pois ela está no meio da escuridão do Pacífico, mas em alguns minutos o pessoal da Terra do Fogo poderá vê-la _ ela passará por sobre o amanhecer da ponta meridional da América do Sul (é só seguir a linha azul).