Tio Rei embarca no micaço vendido por um jornal hondurenho:

O PLANO MACABRO DE UM DELINQÜENTE INTERNACIONAL

quarta-feira, 8 de julho de 2009 | 4:15

A imprensa brasileira, com exceções aqui e ali, segue a sua rotina vergonhosa de submissão ao golpismo bolivariano, ignorando todas as evidências de que Manuel Zelaya preparava um assalto à Constituição democrática. Pior: ignora a sua confissão. Agora, deve dar de ombros também para o fato de que Chávez coordenou pessoalmente a tentativa de retorno do chicaneiro a Honduras e apostava num banho de sangue.

A agência AFP captou o momento em que o ditador da Venezuela comandava, de seu gabinete, a operação. Até aí, já se sabia, não? O avião em que estava o ex-presidente hondurenho pertence ao braço da PDVSA nos Estados Unidos. Um repórter da TV de Chávez acompanhava a viagem, tudo transmitido ao vivo pela emissora oficial da Venezuela. O que não se tinha era a prova de que se planejava um massacre. Reportagem do jornal hondurenho El Heraldo.hn conta a história.

VENEZUELA-HONDURAS-COUP-CHAVEZ

Estão vendo aquela lousa ao lado de Chávez? Está tudo ali. Traduzo trechos de reportagem do jornal hondurenho:

Mais do que ver um ex-militar golpista apontando para seu televisor Panasonic e aplaudindo a “façanha” de Zelaya, que era transmitida ao vivo pela Rede Telesur, especialistas em temas políticos e segurança chamaram a atenção para a mensagem escrita na lousa de fórmica e que pode ser uma clara manifestação de que o objetivo era provocar um massacre.

Afinado com as intenções que revela o escrito na lousa, Zelaya pedia, do avião, por intermédio de uma comunicação por satélite, que a população invadisse a pista do aeroporto para retirar os obstáculos que haviam sido colocado pelas forças militares. Houve a tentativa, mas a ação foi reprimida pelos soldados e pela polícia, que, segundo a Comissão de Direitos Humanos, usavam balas de borracha.

A mensagem textual na lousa de Chávez diz:

“051345JUL09 Enjambre de abejas africanas, Tribuna Presidencial, heridos por picadas y desesperación de las personas.”

Mario Berríos, advogado e especialista em temas políticos e de segurança, assegura que se trata de uma mensagem escrita em código. O escrito “051345JUL09″, segundo ele, é o que se chama, em doutrina militar, “grupo-fecha-hora”. A mensagem revela o dia (05), o ano (2009) e a hora (13:45), e foi precisamente a hora em que a manifestação estava vencendo os policiais nas imediações de Camosa, sendo insuficientes os cordões de segurança para conter os que protestavam e impedir que se aproximassem do aeroporto Toncontín.

“Enxame de abelhas (Enjambre de abejas) africanas” se refere à manifestação, que, em alguns países, tem sido capaz de derrubar governos. No caso da ocorrina no domingo, em frente ao aeroporto, Berríos observa que, com efeito, os manifestantes chegaram de todos os cantos do país e “felizmente, não foi tão numerosa a ponto de derrubar o governo e vencer as Forças Armadas e a polícia”.

“Tribuna presidencial” significa que, ali mesmo, se daria posse a Zelaya, declarando-o novamente no poder da nação. A expressão “feridos por picadas”, segundo Berríos, pode ser o mais preocupante da mensagem e da Operação Chávez, já que denota que o objetivo era provocar uma resposta violenta das forças militares e policiais ou que, mesmo entre os manifestantes, haveria feridos, com tiros a queima-roupa para provocar novos mártires”.

Cabe destacar que, um dia antes, o cardeal Óscar Rodriguez lembrou que não era recomendável o retorno de Zelaya. E observou que, afinal, no país, não havia um só morto em razão da crise política.

“Desespero das pessoas” poderia significar que a estratégia final era provocar o caos e um estado de ingovernabilidade diante de mortos e feridos.

(…)

Comento

Qualquer leitor, eu inclusive, fica um pouco com o pé atrás, não? Há, acima, interpretação, é verdade. E se Chávez agora se interessa mesmo por abelhas africanas, não é mesmo? Ora, querem coisa mais comum do mundo do que um presidente ter em sua sala uma lousa de fórmica com os dizeres “abelhas africanas”, “feridos”, “desespero das pessoas” e “tribuna presidencial”? E isso no momento em que acompanha, azo vivo, uma operação em solo estrangeiro – com a invasão do espaço aéreo daquele país, é bom notar.

Quanto a Zelaya… Que tipo de governante incita seu próprio povo a confrontar soldados armados, pedindo que avancem contra equipamentos militares? Bem, é o tipo de governante que merece o apoio de líderes do mundo inteiro – inclusive o de Barack Hussein, que reconhece antiamericanismo no sujeito, mas tudo bem…

***

A verdade é mais prosaica.   A críptica inscrição na lousa…

051345JUL09 Enjambre de abejas africanas, Tribuna Presidencial, heridos por picadas y desesperación de las personas.

Se refere a uma notícia do jornal Diário de El Progreso, um periódico da cidade venezuelana de Ciudad Bolívar .  A matéria integral é a seguinte, como vocês podem também conferir no próprio site do jornal:

ESPERANDO LA LLEGADA DE CHÁVEZ EN LA OCTAVA ESTRELLA

Más de treinta personas picadas por abejas asesinas

OTONIEL

Más de treinta personas resultaron afectadas por picaduras de abejas, cuando se encontraban en una de las tarimas en espera del acto del 5 de julio, que se realizó ayer tarde, en el sector, la Octava Estrella, de esta capital. La situación colapsó el servicio de Emergencias 171 y el hospital Universitario Ruiz y Páez.

Una situación de alerta se presentó la tarde de ayer, a eso de las 2:00, cuando un enjambre de abejas asesinas arremetió contra un grupo de personas que se encontraba apostadas, en espera del inicio de las actividades alusivas al 5 de Julio, en el mencionado sector. Los afectados presentaron picaduras de aguijones de abejas y por ende hematomas, en rostro, extremidades y otras partes del cuerpo, ameritando en su mayoría, el traslado hasta nuestro principal centro asistencial.

Al Ruiz y Páez ingresaron Carlos Navarro (7), Londra Rojas (7), Alejandro Quintana (10), Keren Bastidas (10), Ranses Idrogo (14), María Del Valle Hurtado (33), Dalis Navarro (42), Kenia Nahyr Tovar (31), Lesbia Ascanio (45), Yaneth Navaro (23), Mercedes Rodríguez (31), Carmen Brizuela (51) y Karina Salas (21), todos presentando según diagnostico médico “Apismo” (envenenamiento por picaduras de abejas). Asimismo se presentaron numerosos casos que fueron atendidos en el lugar de los hechos.

Estos casos provocaron un colapso en el sistema medico asistencial de esta capital, ya que el número de ambulancias dispuestas no eran suficiente, asimismo la emergencia del Ruiz y Páez, colapsó a pesar que los casos fueron ambulatorios y la dotación de medicamentos para atender este tipo de casos no fue suficiente. Se espera que este suceso quede como referencia para el futuro y se tomen medidas al respecto.

Isto é, o Chavez tinha uma lembrete escrito na lousa sobre essa notícia do jornal da cidade que ele visitou, provavelmente para recordar de falar sobre isso em algum programa de rádio ou tv.

***

Tudo isso prova que, se Tio Rei é chegado nas teorias da conspiração mais estapafúrdias, sendo portanto fonte muito pouco confiável para cobrir qualquer evento que não seja um jogo de bolas de gude, também é verdade que ele estava certo na crítica à exigência de diploma para jornalistas _ diploma que ele, ao que me consta, tem, e rasga todo dia em seu blog.

***

Mas o mais interessante de tudo é que, mesmo prevendo que haveria de expor-se ao ridículo, Tio Rei, no final do seu comentário, se sai com essa:

Ainda que a mensagem na lousa de Chávez nada significasse, o fato é que a foto o flagra acompanhando, numa transmissão via satélite, o que pode ser caracterizado como uma intervenção em solo estrangeiro.”

Ah, bom.   Então somos todos intervencionistas agora…

Tio Rei está querendo ombrear-se a Galvão Bueno??

Anúncios