roseana_sarney

Para o bem do Maranhão e do Brasil

Deu no Valor:

Brasil e Paraguai não fecham acordo sobre Itaipu

BRASÍLIA – Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, do Paraguai, reuniram-se por duas horas ontem e nenhum dos 14 acordos já negociados, em diferentes áreas, se concretizou, sinalizando a falta de consenso entre as equipes dos dois governos quanto ao tema central da visita do presidente paraguaio: a Hidrelétrica de Itaipu.

Primeiro, os dois tiveram um encontro privado de cerca de 40 minutos. Depois, continuaram conversando em reunião ampliada com ministros e técnicos da área de energia dos dois países e com representantes da Eletrobrás, de Itaipu e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo fontes diplomáticas, vários temas entraram em pauta, mas Itaipu foi o principal.

 (…)

Na ocasião, as principais reivindicações do governo paraguaio foram o reajuste da tarifa paga pelo Brasil pela energia de Itaipu não utilizada pelo Paraguai, a livre disponibilidade para vender a energia excedente para outros países (o que demandaria a revisão do Tratado de Itaipu, de 1973) e a revisão da dívida contraída pelo Paraguai para a construção da usina.(…)

***

Será que não dá pra eleger Roseana Sarney pra Presidência do Paraguai não?