youknowwhatjustno

O “pior alimento do mundo

Do Valor de hoje:

Restrições à publicidade vão à audiência pública
Elaine Patricia Cruz, Agência Brasil
11/03/2009

A regulamentação da publicidade de alimentos e bebidas no Brasil, principalmente os destinados ao público infantil, pode sair no próximo semestre. A proposta em estudo abrange a publicidade de alimentos ricos em gordura, gordura trans, açúcar e sódio.

“A previsão é que se faça uma audiência pública agora no segundo semestre e depois disso, seja publicada a regulamentação”, disse Ana Paula Dutra Massera, chefe da unidade de monitoramento e fiscalização de propaganda e publicidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

(…)

“A propaganda é uma das pontas de um tripé que está contribuindo para o aumento da obesidade e da alimentação inadequada”, disse ela ontem, após participar de uma mesa-redonda em São Paulo, promovida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pelo Instituto Alana, para discutir a publicidade dirigida ao público infantil .

A proposta de regulamentação gera controvérsias. Para Rafael Sampaio, vice-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), regulamentar a publicidade de alimentos e bebidas destinados às crianças vai “engessar e impedir a criatividade” do meio publicitário. Sampaio admite que de fato ocorre uma associação entre a publicidade e a obesidade infantil, mas defende que a relação entre ambas não é significativa.”

***

Podemos apostar em uma nova saraivada de balas contra o “nanny state” regulador miserável?  Podemos.

Não que as empresas não façam a sua parte.  A Armour-Star, que ousa produzir o delicioso “Pork Brain in Milk Gravy“, sabe do que está falando quando nos informa sobre o seguinte em sua página:

Armour Star believes every family should create and practice a Family Disaster Plan and maintain a Disaster Supply Kit. To best prepare every household should take into account the types of disasters that occur in their community and plan accordingly.

O que deve conter o kit-desastre??   Carne enlatada, é óbvio!

Maintain a Disaster Supply Kit.
First Aid Supplies
Portable battery powered radio or television with fresh batteries
Flashlight with extra batteries
Water (3 Gallons per person)
Canned food, and can opener (…)

E uma recomendação que realmente deve fazer jus ao produto que fabricam:

While You Evacuate
Stay calm. Listen to the local authorities in your community and they will help guide you to safety. Parents, you may want to bring comfort items for your children such as a favorite animal, blanket or pillow
.”

Anúncios