Tese: ideologia emburrece.

Blogueiros não ideológicos, adeptos de um estilo de blogar “baseado em evidências”, sempre darão uma certa impressão de pernosticidade.  Mas, diacho, não é culpa deles se eles fazem seu dever de casa e procuram informar-se direito antes de blogar.  É um hábito longamente adquirido por aquele tipo de gente que desde a tenra infância sabe o que é fazer um dever de casa.

Já o blogueiro ideológico é um perdido, não sabe o que diz.  Por isso está quase sempre errado.  Prova:

Paulo do FYI, em comentário feito anteontem aqui no blog no post “Nation of Whinners!“, a propósito das causas da crise:

Obviamente essa sua ideia de “eh tudo culpa dos republicanos malvados” eh bobinha. Ha um tempo atras vc andou comentando uns posts do Tyler Cowen, e nessa hora vc deveria ao menos ler o que ele tem a dizer sobre as reais causas do problema. Logico que o sub-prime sozinho nao causou toda a crise, mas eh mais obvio ainda que foi parte da crise. Idem com regulamentacao, corrupcao partidaria (o que o congresso democrata fez desde 2006 para evitar a crise?), etc, etc

Contrastem com Paulo do FYI em comentário feito no dia 14 de janeiro no post “Lessons worth Learning“, sobre se 

Sera que esse pessoal sabe que as foreclosures nao passam de 4% de todos os mortgages?

Eu nunca vi uma crise tao exagerada que essa do subprime. Eu aposto que tudo isso eh burburinho eleitoral, e que em decembro tudo se acalma…

A ideologia explica o papelão: no início do ano, Paulo ainda procurava meios de negar que existia uma crise.  Só depois dela ser esfregada debaixo de seu nariz é que Paulo aceitou que há crise sim, mas ela é culpa dos democratas.

Mas vamos dar um desconto ao Paulo.  O mês ainda não acabou, quem sabe tudo se acalma em “decembro”??

Anúncios