Interessante.

O Paulo do FYI tem um post dizendo, essencialmente, que McCain é o candidato dos desvalidos da América, enquanto o grande capital está com os democratas:

Follow the money

McCain Far Behind Democrats in Fundraising

McCain, a champion of campaign finance reform, has just $7.9 million cash on hand compared to $33.1 million for Hillary Clinton and $38.8 million for Barack Obama, according to Federal Election Commission filings through Feb. 29.

Overall, the senator has earned $64 million or one-third of Obama’s staggering $193 million so far this election season. Clinton has raised $169 million overall so far.

I wonder how the Dems will play this. Where is the party of the rich and powerful?

Oh, maybe Bush was sooo bad that now even the rich and powerful are against the Republicans!

Wait: I thought Bush was bad because it favored the rich and powerful.

I am confused.

Bom, é até possível que até mesmo os ricos e poderosos já estejam um pouco cansados do GOP, embora este esteja fazendo de tudo para agradá-los. Mas Paulo se esqueceu de uma coisa: “follow the people“. Quantas pessoas, afinal, estão colaborando em recursos para cada candidato?

A página da Federal Election Comission mostra o número de doadores indiividuais de Obama, Clinton e McCain:

Obama: 168.627

Clinton: 119.254

McCain: 87.707

OK, isto pode não explicar tudo. Mas explica boa parte. Afinal, se a base republicana não está assim tão entusiasmada com seu candidato, o travesseiro está aí mesmo para absorver as lágrimas…

Anúncios
abril 2008
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Add to Technorati Favorites

Blog Stats

  • 1,548,381 hits

Não sei como é lá nos EUA, mas aqui os ricos
acabam preferindo doar mesmo é pra quem vai
ganhar. Eles podem até ter um candidato
que lhes seja mais interessante, mas se o
dito cujo não tem chances, melhor não
deixar de adular o provavel eleito, mesmo
que seja de esquerda.

Mas nem tudo são negócios e interesses de classe, né?
Um rico pode preferir um democrata (nem que seja apenas
agora), um rico pode achar que republicanos fizeram besteira
demais, sujaram o nome do país, etc.

E mesmo que ele tivesse razão…
ainda seria um tiro no pé.

“Follow the money” significa basicamente que o Mercado (grandes e pequenos contribuidores) não deseja McCain. O que parao FYI já deveria ser razão suficiente para apoiar, então, um dos democratas. O mais rico provavelmente.

abçs

O pequeno doador, q doa $10 ou $20 pela internet, e’ ideologico e vai dar dinheiro para quem ele acredita. E hoje o eleitor republicano esta’ meio ressabiado.

Mas os grandes, q precisam registrar o nome e a quantia, estes sao pragmaticos e tratam doacao de campanha como um investimento, tentam “hedge the bets” baseado nas chances de cada um. Os q estufam Obama sao os mesmos q dao para Hillary e McCain, apenas em proporcao diferente. Os grandes doadores nao acreditam q McCain vai ganhar, mas tb nao abandonam o GOP: a proporcao esta’ por volta de 57-43 de acordo com o opensecrets.org. Infelizmente muito desse dinheiro ficou preso nas maos dos candidatos q ja’ sairam da corrida.

Aliás, um coisa feia que geralmente acontece e que deveria ser proibido é uma empresa, ou mesmo uma pessoa fisica doarem pra mais de um candidato. Como assim, o bradesco doa um tanto pro Lula, outro tanto pro Alckimin? Assim fica descarado que não passa de adulação com fins excusos.

Digo, escuso…

Ao menos no caso americano qq controle sobre doacoes de campanha esbarra na 1a emenda. O maximo q se pode fazer e’ exigir q se revele quem deu dinheiro a quem e quanto foi. Ai cada um faz o q quiser com a informacao…

O ponto não é doadores, mas eleitores. Como Michael Barone demonstrou, Obama tem trabalhado com uma base de profissionais liberais, acadêmicos, universitários e negros, enquanto Hillary tem ganho o apoio de trabalhadores de baixa renda:

http://www.usnews.com/blogs/barone/2008/4/2/reviewing-the-primary-results-academics-versus-jacksonians.html

Embora é bizarro que tanto os condados mais miseráveis dos EUA quanto os mais ricos costumam votar nos democratas em peso…

Mesmo usando essa logica os numeros mostram que per capita o McCain eh quem tem e menor media (=~730 por cabeca, comparado com 1000 do Obama e 1400 da Hillary)

Mas obviamente o buraco eh muuuito mais embaixo. Grandes empresas que nem posso mencionar estao claramente apoiando o Obama, por conchavos muitas vezes pintados de politicamente corretos (imagino que a Toyota esta fazendo 60 mil Prius a mais por algum motivo)

Enfim, o unico ponto que eu queria mostrar eh que o rich and powerful estao sem duvida muito mais do lado dos Democratas esse ano.

“Grandes empresas que nem posso mencionar estao claramente apoiando o Obama”

40% dos doadores do Obama deram menos de $200; para Hillary a proporcao e’ de 23%. Considerando as doacoes de mais de $4600, Hillary recebeu 3x mais q Obama (31M x 10M) de 3x mais doadores (6800 x 2100).

E as grandes empresas estao hedging their bets: Goldman Sachs e’ o #2 maior doador de Hillary com 440k, e o #1 de Obama com 523k. Outro exemplo e’ Citigroup, com 301k para Obama e 388k para Hillary.

A diferenca em favor do Obama e’ do pequeno cidadao q da’ $20 pela internet, maravilhado com o discurso estilo Pollyanna.

“Ao menos no caso americano qq controle sobre doacoes de campanha esbarra na 1a emenda”

Entendo… Mas que isso é uma tremenda distorção, isso é.
É como vender armas para os dois lados de um conflito:
fica claro que vc não está do lado de ninguem, vc só
quer lucrar. Mas o principio da doação é de que voce
tem uma preferencia, voce quer que um dos lados ganhe
essa disputa e por isso o apoia financeirametne.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: