Interessante, a postura de alguns pundits de direita. A maior parte das pessoas normais têm algum senso crítico. Por exemplo, mãe. Todas as mães são santas, decerto, mas nem por isso, ocasionalmente, a gente deixa de discordar delas. Ou concordar, também, de vez em quando. Pois o Tio Rei não dá trégua. Assim como a direita americana faz tempestade em copo d´água quando Obama manda as crianças estudarem na volta das férias, Reinaldão vai dizer que Lula está errado mesmo se ele afirmar que 2 mais 2 é igual a 4. Por exemplo, ele agora soltou o verbo sobre a escolha dos aviões franceses para equipar a Força Aérea:
“O país está devidamente informado a respeito? Claro que não! “Ah, Reinaldo, são assuntos militares; é preciso mesmo certo sigilo”. Bobagem! Não para o que está sendo comprados. Notem que os americanos e os suecos também estavam na parada, oferecendo os seus respectivos aviões. A própria Aeronáutica ainda não fez seu relatório afirmando que o Rafaele, francês, é melhor para o Brasil do que o F-18, dos EUA, ou o Gripen, da Suécia. Se a Força não havia terminado o seu trabalho específico, o que determinou a escolha? Pode até ser que ela recaísse mesmo sobre o Rafaele, mas por que desprezar a formalidade? O que atrasou o trabalho da Aeronáutica, se é que atrasou? E o que determinou que a decisão fosse tomada mesmo assim?“
“Rafaele”.
Ok, ok, eu ia falar de outra coisa, mas…”Rafaele”. Tio Rei está criticando uma escolha técnica, sendo que nem o nome do raio da aeronave ele sabe. Tio Rei, pode ser que exista alguma Rafaele que seja um avião, mas o nome do bicho é “Rafale“!
[fiz um print-screen e arquivei, just in case ele corrija mais tarde]
***
Mas o que eu ia dizer é: a parte inquestionável da negociação era a transferência de tecnologia. E isso, os EUA não fazem. Não sei qual era a disposição dos suecos nesse quesito, mas cabe notar que partes críticas do Grippen são fabricadas sob licença norte-americana, logo…outra vantagem do Rafale sobre o Grippen é ser um bimotor _ por razões óbvias. Uma terceira vantagem não desprezível é que o Rafale já existe e voa, enquanto o Gripen NG ainda está em desenvolvimento. E em quarto, pelo que andei lendo, a autonomia de vôo do Gripen é menor. Enfim, o Gripen não é um mau avião, é mais barato, e parece ser melhor no conceito de guerra data-cêntrica, com melhores data-links que seus concorrentes. Mas isso não é tudo.
Já Tio Rei parece que confunde as coisas: ser chegado em senhores de farda não lhe dá nenhum conhecimento razoável sobre assuntos militares.



54 comentários
Feed de comentários deste artigo
setembro 8, 2009 às 9:19 am
victor freire
agreed.
setembro 8, 2009 às 9:26 am
Lelec
Demolidor como sempre, bravo Hermenauta!
Se você fosse um caça, você seria um Reinaldelle!
Abraço!
setembro 8, 2009 às 9:52 am
Cássio
Oh, não, Hermê, assim eu morro rindo logo de manhã. RA um pundit? Huahuahuahuahua!
setembro 8, 2009 às 10:42 am
André
Ele confundiu o nome do avião com seu nome de guerra à noite lá na caserna.
setembro 8, 2009 às 11:28 am
Sacripanta
Ele corrigiu apenas uma das ocorrências (Rafaele), certamente para simular um desprezível erro de digitação. Malandrinho, não?
setembro 8, 2009 às 11:33 am
Sacripanta
Acabou de corrigir a segunda ocorrência. Deve ter notado que não daria certo.
setembro 8, 2009 às 11:35 am
Japajato
“…era a transferência de tecnologia.”
Por isso que eu torcia para que o Brasil escolhesse o Sukhoi PAK FA, mas o Bush fez uma pressãozinha e desistimos de participar do programa. E o slogan era perfeito :”O primeiro faz PAC, o segundo faz PAK, e depois…natongadamirongadocabuleTAC!”.
Com relação ao nome do avião o RA provavelmente vai dizer que o corretor ortográfico mudou o texto. Mas é verdade essa história da Odebrechet ter sido pré-escolhida para construir as paradas? Procurei mas o proxy daqui tá barrando muita coisa.
setembro 8, 2009 às 11:52 am
Jorge Maia
O que o RA não diz, e diria se o Alckimin fosse presidente, é que comprar ó avião em si é só parte da coisa. As contrapartidas do vendedor são tão ou mais importantes. É só ver o tamanho da bronca que é a compra pela índia de 126 caças que se estende a anos.
A França se comprometeu em ajudar no desenvolvimento e a comprar 12 unidades do transporte KC-390 da Embraer, que por sinal vai montar 30 das unidades do Rafale.
All in all, um baita negócio.
setembro 8, 2009 às 11:59 am
Thuin
A Odebrecht vai construir a base (desnecessária) para os submarinos da Marinha, nada a ver com os Rafales.
Sinceramente, quando a Rosoboronexport saiu do páreo, os Rafales estavam praticamente escolhidos. Sem propina a la Raytheon, os milicos brasileiros não confiam em fornecedores americanos, e um esquadrão de Grippens sediado na Base Aérea de Santa Cruz não conseguiria proteger São Paulo.
setembro 8, 2009 às 12:00 pm
Thuin
(Ou só conseguiria fazê-lo se pudesse pousar aqui mesmo depois do “expediente.”)
setembro 8, 2009 às 2:06 pm
samurainoutono
Esse é o problema dos suecos. A suécia é um país pequeno e pacífico. O Grippen não chega na esquina.
setembro 8, 2009 às 6:05 pm
victor freire
não só por isso. como o jorge maia colocou logo abaixo, a estratégia de defesa aérea da suécia consiste em ter aviões espalhados por todo o território nacional, e não concentrar alas de combate em uma única base aérea. muitas vezes, acontecia de ficar um par de aviões em um hangar no meio do nada, operando da estrada (!) ao lado e com manutenção básica sendo feita por conscritos do serviço militar obrigatório (na época da guerra fria, claro).
setembro 8, 2009 às 12:10 pm
Jorge Maia
Esse é o problema do Grippen, ele é “short legged”. A não ser que eles ficassem espalhados pelo país. Mas parece que a idéia da FAB é centralizar a logística.
E realmente não dá para confiar muito nos americanos. A questão toda é o pacote de software e armamentos. Se não temos acesso aos códigos fonte não é possível adicionar novas armas ao avião, o que acho seria o caso do Hornet.
setembro 8, 2009 às 1:59 pm
victor freire
adicionar armas está totalmente nos planos da força aérea: temos dois mísseis prontos pra uso (maa-1 e mar-1), um em desenvolvimento com os sul-africanos, além de um sem número de armas de ataque ao solo adicionais na linha de montagem, como as bombas guiadas por satélite da mectron/britanite e o míssil de cruzeiro da avibrás… é lógico que a opção iria ficar pra dassault.
setembro 8, 2009 às 2:20 pm
Japajato
Sem falar que sem o repasse da tecnologia sempre pode sobrar uma “porta dos fundos”, como no caso dos Exocet nas Malvinas (em que os francess passaram códigos aos ingleses para neutralizar os mísseis argentinos), e mais recentemente dos Stingers que sobraram nas mãos do Taliban e que identificavam aeronaves americanas como “friendly”.
Não que os EUA precisassem desta vantagem para conquistar “air superiority” sobre nós, mas a possibilidade dela existir nos deixaria numa posição muito precaria.
setembro 8, 2009 às 2:24 pm
marcos
Avião, pra mim, é Rafaeli.
setembro 8, 2009 às 2:53 pm
Japajato
Pô, agora bateu a culpa: será que o Hermenauta parou de colocar a foto do RA em seus posts sobre o mesmo porque eu implorei para que ele o fizesse em um comentário num post lááááá atrás (sem trocadilho)?
Se foi, me perdoe Hermenauta, foi só mais uma piada besta minha. Ou foi por que a imagem do RA está protegida por copywrong?
setembro 8, 2009 às 4:20 pm
Everardo
Sobre esse Reinaldo, acho que “Rafaele” foi algum lapso Freudiano. Vai ver tem algum “rafa” perturbando a vida dele…
setembro 8, 2009 às 6:05 pm
João Arruda
Everardo, vc por acaso não seria o Everardo professor de História em Campos, no interior do estado do Rio?
setembro 8, 2009 às 6:54 pm
Abissal
Você não sabe nem escrever Gripen! G-R-I-P-E-N!!!
setembro 8, 2009 às 7:31 pm
ohermenauta
Hermenauta 3 x 2 Grippen
Rafaele 2 x 0 Reinaldão
Ganhei, ô das profundezas!
setembro 8, 2009 às 8:42 pm
vilarnovo
Todos os aviões que realizaram a disputa são excelentes plataformas de combate. Pessoalmente o que eu menos gostava era da proposta do Gripen, justamente pelos motivos que o Hermê colocou: ainda não existe, há várias dúvidas de seu pacote (radar, aviônicos etc…). A proposta americana era interessante, mas seu histórico é de se duvidar. Não que os franceses sejam inteiramente confiáveis (pergunte aos argentinos se eles gostaram quando os franceses enviaram os códigos dos Exocets aos ingleses durante a guerra das Falklands), mas o acordo prevê vários benefícios.
Agora, concordo com o Japajato, o Sukhoi-35 era uma pela proposta, inclusive com a possível participação no PAK-FA (o caça Stealth que a Rússia está desenvolvendo com a Índia).
Mas na verdade os pilotos preferiam o Sukhoi, o Sato preferia o Gripen e o Jobim preferia o Rafale. Venceu o Rafale que é uma ótima aeronave apesar dos mísseis franceses serem um pouco caros demais.
RA pode até reclamar do acordo (coisa que ainda não li até porque acho que não foi divulgado) mas sobre os meios propriamente dito ele não pode falar nada.
setembro 8, 2009 às 9:30 pm
ohermenauta
Vilarnovo,
Quanto a essa história dos Exocets, sim, é sempre um risco. Mas há diferenças: os argentinos compraram o armamento. Nós estamos comprando a tecnologia.
setembro 8, 2009 às 8:48 pm
vilarnovo
Ah, só uma coisa. A escolha foi tanto política quanto técnica. E isso é extremamente normal em uma compra como essa. A ENGESA foi para o buraco por não entender esse conceito no mercado militar. A política SEMPRE fala mais alto.
Poucos se lembram do Osório que foi um tanque MBT (Main Battle Tank) desenvolvido pela ENGESA para o exército mas que competiu no mercado mundial. Venceu a concorrência na Arábia Saudita contra franceses, italianos e americanos mas não levou. Os americanos praticamente doaram o Abrams aos sauditas (mesmo esse quebrando por duas vezes e tendo sido rebocado pelo próprio Osório no deserto arábico) em troca de bases militares naquele país.
No final o exército cancelou a encomenda à ENGESA e essa veio a falir.
Em contratos militares a parte política e a parte técnica andam lado ao lado.
setembro 8, 2009 às 10:08 pm
Kitagawa
O jato é caro mas a tecnologia não tem preço, um grande leque de possibilidades se abre. A EMbrarer só é o que é hoje por causa da parceria com a Itália. E um eixo Brasil-França deixa o mundo mais arejado.
setembro 9, 2009 às 12:20 am
Jorge Maia
Vilarnovo, eu me lembro do Osório. Entretanto, dá para dar razão aos Sauditas. O Abrams está aí até hoje, e no futuro, com versões cada vez mais capazes. Mesmo se tivesse efetuado a compra duvido que a defunta ENGESA pudesse desenvolver o Osório (um baita MBT à época) durante tanto tempo. Mas eu divago.
A política (entendida como o “pacote” onde se insere esse tipo de aquisição) sempre fala mais alto e é bom que seja assim. Certos assuntos são muito importantes para ficarem nas mãos dos militares (ou de qualquer outra corporação). Afinal, a própria guerra é a continuação da política…
setembro 9, 2009 às 11:13 am
vilarnovo
Mas com certeza os Sauditas tiveram razão… Na verdade nenhuma indústria bélica sobrevive sem que o seu país cede a sustente. A ENGESA não faliu porque a Arábia Saudita escolheu o Abrams. Faliu porque os pedidos do exército brasileiro foram cancelados e por uma má gestão da empresa. O Reginaldo Bacchi que trabalhou na ENGESA sempre fala disso.
setembro 9, 2009 às 10:25 am
fred
Independentemente de todos os experts em aviação de guerra, dos erros de digitação, print-screens e placares reinaldo X hermenauta, lula e seu governo mais uma vez fizeram errado.
Notícia de hoje é que a compra não está fechada e que o assunto necessita de maior avaliação, como diz a reportagem da folha online http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u620949.shtml.
setembro 9, 2009 às 11:07 am
Jorge Maia
Ô Fred, não compra essa pauta não.
O contrato é dos franceses, a não ser que eles venham a fazer alguma mancada.
É normal um tempo entre o anúncio e a assinatura. No caso dos helicópteros entre um e outro levou quase um ano. Enquanto isso os franceses se mantém focados e com a ameaça de um plano B, ou seja, é um estímulo para eles cumprirem o que prometeram.
FSP, Estadão e a turma de sempre vão por aí. Já disseram até que o Rafale era o último colocado tecnicamente e tal.
Impressionante como esse pessoal não concorda com absolutamente nada. O “mais uma vez fizeram errado” na tua frase. Não levo muito a sério esta história de PIG. Mas que os caras são oposíção, ah são…
setembro 9, 2009 às 11:19 am
vilarnovo
A última notícia é de que o Saito deu piti, Jobim colocou o saco na viola e avisou que a concorrência continua…
Na boa, as vezes o Lula dá cada mancada. Essa mania de estar sempre em campanha o faz passar cada vexame…
setembro 9, 2009 às 12:44 pm
ohermenauta
Só falta agora dizerem que a concorrência está anulada porque não seguiu a 8.666…
No dia em que o Presidente e o Ministro da Defesa tiverem que enfiar a viola em algum lugar por causa de um piti do comando da Aeronáutica, me avisa que vou pegar meu passaporte.
setembro 9, 2009 às 7:22 pm
João da Luz
Oh Hermê seu Burocrata. VC deverá ser o primeiro a saber.
Só põe o post e sai correndo.
setembro 9, 2009 às 12:31 pm
fred
Nem 8 nem 80, né Jorge.
É óbvio que o contrato é dos franceses.
A discussão é se vale a pena fazer essa tempestade pra uma coisa que ainda nem foi decidida formalmente e depois mandar o ministro Jobim revogar a informação.
E fizeram errado mais uma vez sim, ou vc vai me dizer que foi a primeira vez que o governo faz um carnaval sobre um assunto e depois tem que revogar, dizer que não era bem assim, etc e tal?
setembro 9, 2009 às 12:37 pm
Jorge Maia
Vliarnovo, dei uma olhada nos fóruns de defesa brasileiros. O pessoal que entende do assunto está dizendo mais ou menos o seguinte:
1 – FAB não tinha relatório nenhum pronto;
2 – não existiu volta atrás ou trapalhada, apenas a mídia interpretou de um jeito peculiar algo que na prática é verdadeiro, a concorrência não acabou formalmente, mas apenas formalmente.
O SLeo escreveu o melhor artigo que li até agora, vou tentar achar o link.
setembro 9, 2009 às 12:40 pm
Jorge Maia
Achei o lin
http://netmarinha.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20331:para-vender-caca-franca-tera-de-reduzir-custo&catid=8:ultimasnoticias&Itemid=7
setembro 9, 2009 às 1:04 pm
Jorge Maia
Fred, acho que não foi perfeito, mas está muito longe de ser errado. Não teve nada de voltar atrás.
Segue o link da entrevista do Amorim, ele se recusa a responder se a “concorrência” havia acabado, e em nenhum momento fala a palavra vencedor.
Se eu não estivesse acostumado acharia incrível como os de sempre conseguem distorcer tanto. Seja por incompetência, má-fé ou um misto dos dois.
Amorim diz que compra de caças depende de preço
http://economia.uol.com.br/ultnot/multi/2009/09/07/04023270D0A12366.jhtm?amorim-diz-que-compra-de-cacas-depende-de-preco-04023270D0A12366
setembro 9, 2009 às 1:37 pm
ohermenauta
É uma questão para a teoria dos jogos.
O fato do Brasil ter ido tão longe a ponto de fazer um anúncio desses, com o Presidente francês em solo brasileiro assistindo nossa parada de independência, reduz, em tese, nossa margem de manobra em termos de “namorar” os outros concorrentes.
Mas o que dizer da situação de Sarkozy, em casa? Tendo vindo até aqui e com sua indústria pedindo penico por causa da crise?
Para o governo brasileiro haveria um certo custo político em voltar atrás, decerto. Mas acho que esse custo, a esta altura do campeonato, é muito maior para os franceses. Então, se, por hipótese, a coisa já estava mais ou menos decidida do lado brasileiro, a estratégia de anunciar-sem-assinar é um bom fator de barganha adicional para arrancar mais algumas concessões dos franceses quanto a preço e outros detalhes.
setembro 9, 2009 às 2:02 pm
fred
Concordo com o fim do último comment. Mas, e aí já incluindo outros comments, foi errado sim.
Privilegiar um conconrrente sem ter nada certo, a não ser a visita do presidente francês é avacalhar com o resto da concorrência. Inclusive já saiu na imprensa sueca (http://www.thelocal.se/21950/20090908/) que o Brasil decidiu pelo avião francês, a reportagem mostra até declarações de celso amorin dizendo que preferiu a tecnologia foi determinante na DECISÃO de escolher o francês etc e tal.
Assim, dar uma informação que não é certa (tanto não é, que foi revogada) é fazer o que? cometer um erro, oras.
setembro 9, 2009 às 2:04 pm
r2s2
Reinaldo Azevedo é um escroto.
setembro 9, 2009 às 4:18 pm
Jorge Maia
Boa hermê, meio complexa, mas boa.
Fred, nada foi revogado, porque não tinha nada para revogar. Saiu uma nota oficial da presidência e depois uma nota e uma declaração do Jobim.
Primeiro o Ministro não pode revogar um ato do Presidente e segundo o que o Jobim disse foi: a concorrência não acabou, está tudo em análise e tal. E formalmente está.
Se o Lula falar outra coisa aí concordo com o termo revogação. Até lá…
setembro 9, 2009 às 4:31 pm
Kitagawa
Acho que tanto Lula quanto Sarkozy não resistiram ao momento, aos holofotes, à foto… O acordo era praticamente certo, inevitável, então às favas com os formalismos, vamos nos deixar levar pela euforia, vamos nos beijar em publico e formalizar o noivado, vai ser lindo…
setembro 9, 2009 às 7:26 pm
João da Luz
HUAHUAHUAHUA.
É isto aí.
setembro 9, 2009 às 4:35 pm
Jorge Maia
Cada um interprete como quiser. A visão oficial é essa:
Acordo com a França garante tecnologia para modernizar as Forças Armadas
Editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Nº 885 – Brasília, 8 de Setembro de 2009
(…)
O Brasil também abriu negociações com a companhia francesa GIE, para adquirir 36 aviões de combate Rafale, como parte do projeto FX-2, para equipar a FAB.
O Comunicado Conjunto, informando os avanços nas negociações relativas ao Rafale e ao KC-390, foi divulgado na segunda-feira pelo presidente Lula e pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy. (…)
setembro 9, 2009 às 7:19 pm
fscosta
Primeira coisa, se vcs vao discutir Defesa, baseando-se na FSP me avisem pra não perder meu tempo.
Segundo, quem disse que o pacote tava fechado. A imprens(inha) que deu como fechado, apesar da simbologia politica.
Terceiro, a nota do MD foi bem clara, e pra bom entendedor um pingo é letra. Se o Lula não metesse o p* na mesa, esses avioes nao sairiam. Como estao pra sair desde 2002. O resto é resto.
O detalhes está em: EVENTUALMENTE
“Diante desse fato novo, o processo de seleção do Projeto FX-2, conduzido pelo Comando da Aeronáutica, ainda não encerrado, prosseguirá com negociações junto aos três participantes, onde serão aprofundadas e, eventualmente, redefinidas as propostas apresentadas.
Nelson A. Jobim”
Defesa@Net 08 Setembro 2009
MD 08 Setembro 2009
Ministério da Defesa
Ministério da Defesa
Comunicado
Programa FX-2
No dia 06 de setembro, o Presidente da França, Nicolas Sarkozy, em encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou o interesse do governo francês em aprofundar a parceria entre os dois países também no setor aeronáutico.
Afirmou que o Governo Francês assume, além de outros, o compromisso de fazer ofertar os aviões Rafale ao Brasil com preços competitivos, razoáveis e comparáveis com os pagos pelas Forças Armadas da França.
Informou, ainda, da disposição da França de adquirir aviões KC-390, em fase de projeto na Embraer.
Diante desse fato novo, o processo de seleção do Projeto FX-2, conduzido pelo Comando da Aeronáutica, ainda não encerrado, prosseguirá com negociações junto aos três participantes, onde serão aprofundadas e, eventualmente, redefinidas as propostas apresentadas.
Nelson A. Jobim
Ministro de Estado da Defesa
setembro 9, 2009 às 7:23 pm
fscosta
Outra coisa, o milico estão dando xilique sim. Mas parte da Marinha deu tb nos submarinos e saiu, não saiu?
Tem gente nas Forças Armadas que levam a serio a ideia que as vezes não se mover é uma estrategia
Como o Lula (e o D2) disse, “enquanto os cães ladram a caravana passa”
setembro 9, 2009 às 9:43 pm
Arthur
Uns comentários sobre a compra.
1) O alcance do Gripen é realmente menor em relação ao do Rafale. Mas mesmo assim é bem maior que o alcance dos atuais F5 brasileiros. Fora que a importância do alcance é relativa dependendo do teatro de operação que você imagina o emprego do vetor.
2) A operação do Gripen seria bem mais barata. Aumentaria a chance do país manter alta operacionalidade dos aviões. Para quem conhece a FAB sabe que isso é algo importante e que nem sempre ocorre.
3) Tradicionalmente os suecos tem tecnologia superior em guerra em redes. Além disso as armas suecas tem notória facilidade de serem integradas com armamentos de diversas origens.
4) A África do Sul, parceira estratégica do Brasil na área de mísseis, opera o Gripen.
5) Não vejo com bons olhos depender excessivamente de um fornecedor.
6) De qualquer forma, o Rafale é um ótimo avião, muito acima das aeronaves operadas pelos demais países da região.
setembro 9, 2009 às 10:31 pm
Fernando
porra meu dizer que o Grippen não alcança são Paulo é pura maldade. Todo mundo sabe que o Grippem vai mais longe. Olha só o grippem A começou no México e foi parar aténa China, e depois é matador, nos EUA fez varias vitimas, no Brasil também até na Europa o gripen A incomodou. Parece que o que esta faltando é vacina para gripem A.
té mais.
setembro 9, 2009 às 11:05 pm
fred
Ok. Vamos mais devagar. A discussão agora mudou, passou a ser com a língua portuguesa.
Segundo o dicionário online “Priberam” o verbete “revogar” significa: tornar nulo; tirar o efeito a; fazer com que deixe de vigorar.
http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=revogar
Assim, a primeira informação veiculada à mídia foi de que o acordo estava fechado e que os caças seriam comprados da França, como eu mostrei até com o link da imprensa sueca (de novo http://www.thelocal.se/21950/20090908/). Há até declarações do chanceler celso amorim dizendo que a tecnologia francesa foi determinante na DECISÃO da compra.
A segunda informação é contrária à primeira, ou seja, a primeira deixou de vigorar, ou mesmo, foi revogada, já que o anúncio da compra causou constrangimento no governo (link da folha de novo http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u621284.shtml), “deixou Jobim no meio do fogo cruzado” e na verdade a decisão não foi tomada.
A não ser que duas informações contrárias possam ser verdade e a lógica tenha deixado de exitir, chamamos isso de revogar, corrigir, refazer, reinformar, ou o que queiram.
Ou então vcs me expliquem como o Brasil já fechou as negociações e decidiu comprar os jatos franceses e ao mesmo tempo ainda não fechou e a concorrência está aberta, decidindo e não decidindo ao mesmo tempo.
O Lula foi infeliz nessa e cometeu um erro que foi revogado, corrigido, deixou de vigorar, ou não tem mais efeito.
setembro 10, 2009 às 4:36 am
Jorge Maia
Fred… o
negócio foi aberto com os franceses, desde que eles não façam nenhuma ca*ada .
O MD não pode revogar uma decisão da Presidência.
Se queres seguir a pauta da FSP ok. Mas aqui o pessoal já está vacinado…
setembro 10, 2009 às 2:08 pm
fred
Eu nem sei o que FSP significa, mas se por causa de 3 comments neste blog vc já consegue definir as linhas do meu pensamento, ok.
No mais, vc pode espernear ai dizendo que já é vacinado e tal, mas releia o comment acima (poderia desenhar pra vc tbm, mas não se pode postar desenhos em commets, apesar de que o comment é claro o suficiente) e se puder explicar como é possível decidir e não decidir sobre uma coisa ao mesmo tempo eu posso mudar de opinião e concordar com vc.
setembro 10, 2009 às 5:24 pm
Jorge Maia
Tu estavas replicando o que a FSP – Folha de São Paulo divulgou. Não tem nenhuam definição implícita no que disse.
Bah! “Desenho”, “espernear”, quando começa essa ironia de boteco é porque os argumentos já não se sustentam sozinhos.
Bueno, ficamos assim então Fred.
setembro 10, 2009 às 10:51 pm
fred
Ô Jorge, a ironia só veio a calhar porque sua argumentação beira o ridículo.
Vc entendeu bem o meu post. E sabe que não repliquei a folha de sao paulo, apenas a usei como exemplo. Mas pode pesquisar em outros periódicos online que vai achar a notícia da compra e logo depois sua contrária e a confusão do governo.
Só para ficarmos assim, vc ainda não explicou como se pode decidir e não decidir sobre uma compra ao mesmo tempo, como fez o governo brasileiro.
setembro 13, 2009 às 7:06 pm
Defesa no Brasil? Só a Zaga da seleção « Cobradane's Blog
[...] blogueiro que se dedica a persegui-lo tentou rebater as acusações do Reinaldo no afã de defender o governo. Vamos aos melhores [...]
dezembro 15, 2009 às 5:14 pm
BRA
Nao houve compra …
ainda …
FIM !!!