gl3_girls5-1

Abramos as portas aos refugiados!

No Naked Capitalism, uma boa cobertura da crise islandesa _ pra quem não sabe, os bancos islandeses entraram firme no cassino financeiro, e quando começaram a dar mostras de pouca saúde financeira…bem, a Inglaterra usou a lei antiterrorismo (!) para bloquear os recursos deles que estavam em solo britânico, enquanto o governo islandês não se responsabilizar pelos depósitos de clientes ingleses no Icesave.  Como se não bastasse, a Inglaterra também está agindo por debaixo dos panos para bloquear o empréstimo do FMI à Islândia.  É claro que o governo islandês não está nada satisfeito _ cálculos indicam que assumir essa dívida equivalerá à Islândia ter que pagar, per capita, 3 vezes o que a Alemanha teve que pagar aos Aliados após a Primeira Guerra.  Os islandeses lembram que isso é uma injustiça para com o histórico aliado, já que os valorosos pescadores islandeses enfrentaram os submarinos alemães para pescar o peixe que a Inglaterra importava, etc.  Ao que os ingleses, caracteristicamente, retrucam:  drop dead.

Agora, isso aqui é impressionante:

Opinion polls in Iceland indicate that one third of the population is considering emigration. Further economic hardship due to Icesave obligations may make that expression of opinion a reality. Meanwhile, many companies are facing bankruptcy and others are contemplating moving their headquarters and operations abroad.” [grifo meu]

Na verdade, imagino que enquanto um terço da população quer emigrar, um outro terço esteja considerando seriamente a possibilidade de vestir um chapéu com chifres, pegar seu Drakkar e ir saquear a Inglaterra, como nos velhos tempos.

About these ads