
Como sempre, excelente apanhado das eleições americanas lá no Idelber.
A foto aí do lado eu também roubei de lá. Casal mais assanhado. Essas coisas a gente faz em casa, ô Obama!
Imaginem só, depois de 8 anos de reza braba, o que vai rolar no Salão Oval a partir do ano que vem…aquelas paredes já deviam estar saudosas de Bill Clinton. ![]()


31 comments
Comments feed for this article
Maio 9, 2008 às 4:42 pm
Ueta
Já eu acho que a tal da Laura, de santinha, só tem a cara de pau oco. Deva adorar uma sacanagem. Imagino que seu passatempo predileto deve ser, fantasiada de dominatrix, açoitar o amordaçado Presidente Alfred Newman.
Maio 9, 2008 às 5:12 pm
Adriano
A diferença é que Obama faz com a mulher dele mesmo.
Maio 9, 2008 às 5:22 pm
ohermenauta
Pois é, o que é ainda mais grave.
Maio 9, 2008 às 6:40 pm
Rafael Figueira
Nao podia ter encontrado um “apanhado” mais neutro? Dizer q Obama e’ de “origem humilde” a essa altura e’ dose pra leao. E o tal curriculo dele no Senado e’ de quem nao tem a menor ideia de como funciona o Legislativo (ou tem, e distorce de proposito para defender alguem).
Maio 9, 2008 às 7:38 pm
ohermenauta
Rafael,
Que eu saiba uma pessoa continua tendo origem humilde por mais que enriqueça no decorrer de sua vida. Os cobres que se ganha ao longo dos anos não têm em geral o condão de apagar a biografia de ninguém, e muitas vezes, pra falar a verdade, nem mesmo alguns traços de sua personalidade herdados daquela condição.
Gostaria que você elaborasse essa questão do CV do Obama no Senado, até porque o cara ainda está no primeiro mandato de sua vida.
Maio 9, 2008 às 8:37 pm
Adriano
Aliás, foi uma super festa quando o Obama ganhou para o senado em Illinois. Lembro-me claramente daquela noite que passei em claro assistindo a apuração pela CNN (não sei como vou fazer esse ano, a operadora cortou o luxo, cof). Foi o grande contraponto à eleição do Buxi.
O Lula mesmo continua tendo origem humilde, apesar de não ser mais humilde de forma alguma (FHC fala tão mal quanto ele, que aliás não fala tão mal assim).
Mas parece que rolam umas mentiras sobre a biografia do Obama, li no Lavão. Será o Figueira um discípulo do Lavão?
Maio 9, 2008 às 9:08 pm
Reflexivo
A Senhorita Paglia, falando sobre Clinto, disse que é fundamental que o presidente dos EUA tenha “libido forte”. Ama-se mais as mulheres, ama-se mais a vida…
Maio 10, 2008 às 12:55 am
Andre Kenji de Sousa
“Imaginem só, depois de 8 anos de reza braba, o que vai rolar no Salão Oval a partir do ano que vem…”
Com McCain só se for com MUITO viagra.
Maio 10, 2008 às 1:56 am
Andre Kenji de Sousa
Adriano
Aliás, a fonte de pesquisa do Olavão no caso:
http://message.snopes.com/showthread.php?p=606627
Maio 10, 2008 às 7:24 pm
Rafael Figueira
Herme,
“Que eu saiba uma pessoa continua tendo origem humilde”
Ja’ falamos disso aqui: Obama *NAO* e’ de “origem humilde”: seu pai adotivo tinha dinheiro, seus avos maternos tinham dinheiro e bancaram quatro anos na melhor escola preparatoria privada do Havai. Todo candidato a presidente tem q ter “um pe’ na cozinha”, entao e’ natural q sua campanha trabalhe essa mitologia de pobreza; apenas o coloca ao lado de outros candidatos populistas. Alias, entre os democratas so’ quem podia mesmo contar essa estoria de origem humilde eram Dennis Kucinich (a quem ninguem ouve) e John Edwards (q ja’ contou essa estoria alem da conta).
“Gostaria que você elaborasse essa questão do CV do Obama no Senado, até porque o cara ainda está no primeiro mandato de sua vida.”
Eu nao questiono o CV dele no Senado (e’ mediano), mas a maneira como foi representado naquele post, listando 17 “leis” em q ele e’ “autor”. Nao e’ verdade. Obama e’ autor de apenas duas propostas q se tornaram lei, e nenhuma das duas foi citada na listinha. As propostas listadas ali, assim como a imensa maioria delas, morreram em algum Comite e nunca vao dar em nada. Isso nao quer dizer q ele nao tenha papel importante em diversas outras leis em q ele foi co-sponsor, mas isso nao e’ explicado no post.
BTW, nao vejo alguem falar “cobres” ha’ uns trinta anos…
Maio 10, 2008 às 8:45 pm
ohermenauta
Bobagem.
O cara viveu 8 anos da infância dele _ da 5a série até terminar o segundo grau _ com os avós no Havaí, e o avê dele não passava de um vendedor de móveis.
Ninguém disse que Obama era um miserável, mas ele nunca foi um cara da elite norte-americana, coisa que até os Clinton são, e McCain também é (a família dele tem longa tradição na marinha).
E “cobres” não é nada. Eu ainda falo em “caraminguás”…
Maio 10, 2008 às 10:42 pm
Andre Kenji de Sousa
“Ninguém disse que Obama era um miserável, mas ele nunca foi um cara da elite norte-americana”
Ele É um cara da elite. Pobretão não tem diploma de Harvard. Aliás, quando o Clarence Thomas disse que seu diploma de Yale não valia quinze centavos por causa das cotas descobriram que todos os colegas negros dele que também entraram por causa das cotas nadavam em dinheiro…
Maio 10, 2008 às 10:43 pm
Andre Kenji de Sousa
“Alias, entre os democratas so’ quem podia mesmo contar essa estoria de origem humilde eram Dennis Kucinich (a quem ninguem ouve) e John Edwards (q ja’ contou essa estoria alem da conta).”
Na verdade, Edwards distorcia essa história. O pai dele era GERENTE de um moinho, não um mero trabalhador de moinho. Mas o FDP é um mentiroso nato.
Maio 11, 2008 às 3:24 am
Rafael Figueira
Herme, o post diz q ele tem “origem humilde”, e isso nao e’ verdade. O pai adotivo na Indonesia tinha dinheiro, e os avos maternos bancaram a escola preparatoria privada de elite, a mais cara do Havai. Repare q nao vejo mal nenhum nisso, o mal esta’ em alimentar essa mitologia populista (q alias tb nao e’ exclusiva dele: todo candidato distorce seu passado para se colocar ao lado do povao de uma forma ou outra).
Kenji, o pai do Edwards TORNOU-SE gerente depois de ser floor supervisor e operador de maquina. O cara nao tinha nem 2o grau completo. JE foi o primeiro da familia a ir para a faculdade.
Maio 11, 2008 às 12:23 pm
ohermenauta
Andre, Rafael,
Bobagem. Eu fui bem pobre na infância e tenho um diploma da UFRJ, que no Rio é uma universidade de elite. O fato do cara ser pobre não quer dizer que parentes com um forte “drive” pró educação não possam se esforçar para superar o fosso.
Obama nem de longe tem a tradição aristocrática de Clinton ou McCain por trás dele. Querer ignorar isto é torcer a realidade.
Maio 11, 2008 às 1:24 pm
André Kenji
Rafael
Mesmo assim. Ser o primeiro da família a cursar uma faculdade não é necessariamente sinal de pobreza.
Hermenauta
O ponto não é Obama ter nascido na elite. Ele nasceu num lar confortável e isso é um contraste com a maioria dos negros em posição de liderança nos EUA. Ele não nasceu num cantão miserável do Sul como Condolleeza Rice ou Clarence Thomas nem teve que ir a escolas segregadas como Doug Wilder. Ou teve que lutar na Justiça para conseguir entrar numa universidade segregada, como Thurgood Marshall.
E não compararia Harvard com a UFRJ. Ela tá mais para FGV.
Maio 11, 2008 às 1:48 pm
Hermenauta
André,
Me parece ocioso querer comparar Obama com outros negros que entretanto jamais concorrerão à Presidência. Isso é o mesmo que dizer que Lula é da elite, baseado no fato de que ele há tempos não é tão miserável quanto um nordestino miserável comum do sertão. Tudo é relativo, e quando se diz que Obama tem origem humilde, é porque ele tem realmente uma origem humilde em relação a seus contendores.
No mais, tenho certeza de que você nunca viu de perto o estacionamento da engenharia da UFRJ.
Maio 11, 2008 às 4:58 pm
Rafael Figueira
“Obama nem de longe tem a tradição aristocrática de Clinton ou McCain por trás dele. Querer ignorar isto é torcer a realidade.”
Ninguem comparou a familia Obama aa aristocracia Clinton ou McCain, certo?
Mas os fatos estao ai: a escola preparatoria privada de elite q ele cursou sem bolsa integral, e a Columbia University q ele cursou sem bolsa integral (75% dos alunos vem do 1o income quartile e 16% do 2o quartile), e Harvard sem bolsa integral (ao contrario do q alguem comentou em outro post por aqui). Quem sabe o custo dessas escolas e como funciona o processo seletivo sabe tb q a teoria de “parentes com drive pro-educacao” simplesmente nao e’ suficiente se nao tiver grana envolvida. Para quem e’ classe media (leia-se household income no 3o quintile, ate’ 55K), as Ivy League dao bolsa integral…
Maio 11, 2008 às 6:16 pm
ohermenauta
Rafael,
Não é bem assim:
Obama estudou na escola de Punahou, no Havaí, com uma bolsa (aqui).
Ele não estudou em Columbia o tempo todo, na verdade ele começou no Occidental College (Oxy), bem menos hype, em Los Angelos, onde ficou por dois anos e só depois se transferiu para Columbia. Eu suspeito, embora não tenha achado informação explícita, que sua educação superior teve muito a ver com seu talento no basquete.
Ele e a esposa, Michelle, cursaram Harvard não com uma bolsa, mas com crédito estudantil, o qual só terminaram de pagar graças aos royalties dos livros que ele escreveu (aqui).
Maio 11, 2008 às 8:05 pm
André Kenji
Mas não é pelo fato de Obama não ser filho de senador nem a exposa nascida num subúrbio rico de um ex-presidente que ele seja “humilde”. Obama teve uma formação de classe média, ué. Tanto que seus país se conheceram na faculdade.
Maio 11, 2008 às 8:06 pm
André Kenji
E Hermenauta, sem grosseria, mas compare o salário dos seus colegas de UFRJ com o de gente formada em Harvard.
Maio 11, 2008 às 8:34 pm
Me
hehehe, quasi perdi essa.
Meu Deus, tanta coisa que eu nao sei por onde comecar.. Quer dizer que um college que custa atualmente 50 mil por ano eh coisa de pobre? Imagina o que o pobre dos meus filhos que provavelmente vao comecar em community college vao ser chamados! Oh, wait, eles sao brancos, aonde quer que eles estudem vai ser “hype”. E a parte sobre basketball tambem foi boa. Ele nao teve bolsa mas como eh negao so pode ter estudado porque jogava basket!
E mais: acabei de descobrir que vendedor de moveis eh uma coisa de pobre. Funny, ja que o McCain morou em bases militares por quase toda infancia e peloq eu eu ja ouvi a vida nessas bases nao eh bem como viver no hawaii…
E a cherry on the top foi dizer que ele e a mulher so pagaram o emprestimo de harvard por causa do livro… Tem que ser muito sem nocao para achar que um cara que ganhou quase 1 milhao de verdes antes do ultimo livro nao tinha grana para pagar um emprestimo desse.
Eh cada uma…
Maio 11, 2008 às 10:09 pm
André Kenji
Paulo
Seus filhos vão fazer community college? Não entendi.
No mais, concordo plenamente.
Maio 11, 2008 às 11:01 pm
ohermenauta
André,
a) É plenamente possível ter origem humilde e uma formação classe-média.
b) Você não sabe do que está falando. Toda a alta burguesia carioca tem filhos na UFRJ _ se quer saber, o dono da Casa e Vídeo, por exemplo, foi meu colega de bancos escolares, e já topei com muitos dos meus contemporâneos como alto executivos das maiores empresas do Brasil. Mutatis mutandis, é a mesmíssima coisa. Porém, gente de origem humilde por vezes consegue estudar lá _ o que é exatamente o meu caso e o de um bom número de meus amigos. Acho que a desinformação pode levá-los a duvidar disso no caso do Obama, mas só um desconhecimento profundo da realidade pode levá-los a duvidar disso em abstrato.
Paulo,
a) Tanto faz se um college custa 50, 100 ou 500 mil. O problema é saber se o cara pagou, e se pagou, em 5, 10 ou 20 anos.
b) Ué, quer dizer que qualquer vendedor de móveis é “classe média”? Te convido a vir até as cidades satélites de Brasília dar uma olhada nas lojas de móveis. Tenho a impressão de que sem noção é você…
c) “In 2006, Obama and his wife reported income of $991,296. The sum included Obama’s Senate salary of $157,082 and his wife’s earnings of $273,618 from her position as an administrator at the University of Chicago Medical Center. Michelle Obama also earned $51,200 in director’s fees from TreeHouse Inc., a food distributor“. Bem, Obama ganhou quase um milhão apenas em 2006, muuuito depois de ter se formado na Harvard Law School (1991). Além disso, creio que você está duvidando diretamente da palavra da mulher do candidato. É seu direito, mas vamos ver como você se comportará quando duvidarmos da palavra de McCain (se isto chegar a ser necessário _ parece que mesmo sem mentir ele já é um desastre).
Maio 11, 2008 às 11:36 pm
André Kenji
Hermenauta
http://www.newyorker.com/archive/2005/10/10/051010crat_atlarge
Maio 12, 2008 às 12:57 am
ohermenauta
André,
Obrigado pelo fascinante artigo, mas realmente não vejo a incoerência entre ele e meu ponto de vista; aliás acho que ele até leva água para o meu moinho, neste trecho:
“Halfway through the book, however, Shulman and Bowen present what they call a “surprising” finding. Male athletes, despite their lower S.A.T. scores and grades, and despite the fact that many of them are members of minorities and come from lower socioeconomic backgrounds than other students, turn out to earn a lot more than their peers. Apparently, athletes are far more likely to go into the high-paying financial-services sector, where they succeed because of their personality and psychological makeup. In what can only be described as a textbook example of burying the lead, Bowen and Shulman write:
One of these characteristics can be thought of as drive—a strong desire to succeed and unswerving determination to reach a goal, whether it be winning the next game or closing a sale. Similarly, athletes tend to be more energetic than the average person, which translates into an ability to work hard over long periods of time—to meet, for example, the workload demands placed on young people by an investment bank in the throes of analyzing a transaction. In addition, athletes are more likely than others to be highly competitive, gregarious and confident of their ability to work well in groups (on teams).
Shulman and Bowen would like to argue that the attitudes of selective colleges toward athletes are a perversion of the ideals of American élite education, but that’s because they misrepresent the actual ideals of American élite education. The Ivy League is perfectly happy to accept, among others, the kind of student who makes a lot of money after graduation. As the old saying goes, the definition of a well-rounded Yale graduate is someone who can roll all the way from New Haven to Wall Street.”
Como é fartamente reconhecido, Obama era um promissor atleta. Além disso, na época em que Obama entrou em Harvard a idéia de ter alunos de minorias já era algo popular mesmo em escolas de elite. Era simplesmente “trendy”, e politicamente correto.
Maio 12, 2008 às 2:05 am
Adriano
«Ele não estudou em Columbia o tempo todo, na verdade ele começou no Occidental College (Oxy), bem menos hype, em Los Angelos, onde ficou por dois anos e só depois se transferiu para Columbia.»
Estou vendo aqui que o Oxy tem 25% de seus alunos com GPA de 2 a 2,5 (o que significa aqui entre 5 e 6,25, numa escala 1-10). Ou seja, deve ter ido mal na escola e seguiu o caminho que a molecada segue para tentar se recuperar por lá e se formar num lugar decente: ralou de estudar por 2 anos num college de quinta categoria, tirou boníssima notas e depois pediu transferência para um lugar decente, no caso o college onde nosso Gilberto Freyre se formou, Columbia.
Maio 12, 2008 às 2:06 am
Adriano
(fonte do dado sobre o Occidental College.)
Maio 12, 2008 às 3:16 am
Me
Andre,
A nao ser que eles consigam bolsa ou resolvam mudar de casa e trabalhar (2 opcoes possiveis logico), os 2 primeiros anos devem ser no community college, e depois outros 2 (ou3) na escola de escolha. A enorme maioria da classe media faz isso.
Smarto,
Procurei e procurei e nao achei nada de bolsa. Ate onde sei ele pagou o estudo, e 50 mil por ano eh bem caro. Que diabo vc quis dizer com “hype” eh outra historia.
Eh estupidamente obvio que estou falando de vendedores de moveis aqui e nao no Brasil. Numa pesquisa rapida achei isso: http://www.payscale.com/research/US/Industry=Office_Furniture/Salary. Decididamente nao eh salario de pobre.
Eh tambem totalmente obvio para quem mora aqui que emprestimos de estudo nunca sao pagos em full mesmo quando as pessoas tem dinheiro. O motivo eh que os juros sao baixos e qualquer aplicacao da mais grana. Achar que 2 formados de harvard levaram mais de 10 anos pagando por necessidade eh decididamente papagaiada.
Maio 12, 2008 às 5:42 am
ohermenauta
Paulo,
a) O que me parece estupidamente óbvio é que você ou não sabe ler ou não sabe traduzir. Diga-me onde tem “salesman” no gráfico.
b) Porque diabos eu devo acreditar em você e não neles? Acho que o escrutínio que os Obama vão enfrentar é muito maior do que o que eu mesmo posso oferecer às suas tateantes tentativas de parecer definitivo _ que apesar disso, como vimos acima, é bastante eficaz.
Maio 12, 2008 às 2:02 pm
Rafael Figueira
“Eh tambem totalmente obvio para quem mora aqui que emprestimos de estudo nunca sao pagos em full mesmo quando as pessoas tem dinheiro.”
E no caso de profissionais e’ mal negocio pagar a student loan: os juros pagos podem ser abatidos do IR, em varias situacoes a loan pode ser congelada, e vale mais aa pena financeiramente investir no 401k ou em uma casa melhor do q enforcar dinheiro pagando extra na student loan.
Eu acredito q eles so’ tenham pago a divida com o lucro dos livros, afinal de contas a divida devia ser enorme (Princeton pra ela, Columbia pra ele, e ambos com Harvard, sem as benesses concedidas aos de “origem humilde” e “pobres”). O q nao da’ pra acreditar e’ q ate’ o momento de se pagar essa divida “nao sobrava nada para economizar para as criancas” como ela disse em Ohio (onde 1 em cada 5 nao completaram o secundario!). Segundo os IRS statements, em 2000, antes do segundo livro, a familia Obama ja’ estava fazendo mais de 200K e morando numa mansao num suburbio de Chicago.
Adriano, a maioria faz os dois primeiros anos em um colegio mais barato. E’ pq e’ o periodo de “general education”, onde vao aprender trigonometria e ingles. Nao tem muito a ver com notas ou ser mais facil. Os dois/tres anos seguintes sao o q interessa.